•PRODUTOS PREMOLDE
    ESTRUTURAS
    LAJES ALVEOLARES
    LAJES DE VIGOTAS E ABOBADILHAS
    PAINÉIS ALVEOLARES

•PRODUTOS GOMASE
    TUBOS E MANILHAS
    BARREIRAS DE SEGURANÇA
    CAIXAS DE VISITA
    CALEIRAS CANALETES E SUMIDOUROS

•PRODUTOS UNICON
    PAVIMENTOS E LANCIS
    MOBILIÁRIO URBANO


LAJES DE VIGOTAS E ABOBADILHAS

PAVIMENTOS SIMPLES

PAVIMENTOS DUPLOS

PAVIMENTOS TRIPLOS


Os pavimentos aligeirados da marca PREMOLDE foram dos primeiros a surgir em Portugal, há mais de trinta anos, assumindo-se desde então, como uma solução segura e económica para a execução de pavimentos vocacionadas para edifícios de habitação ou com ocupação e utilização semelhante.

São constituídos por vigotas de betão pré-esforçado e blocos de cofragem, recebendo em obra uma camada de betão armado complementar, com função resistente e de solidarização do conjunto. O seu funcionamento estrutural é comparável ao de uma laje com armadura resistente unidireccional.

As vigotas são fabricadas por um sistema automatizado sem moldes estáticos, com um dispositivo mecânico de distribuição, moldagem lateral e compactação do betão, que se desloca sobre uma plataforma de betão previamente oleada. A aplicação do pré-esforço é realizada por meios de macacos hidráulicos sendo transmitido às vigotas de uma forma gradual e simultânea, após o período de tempo necessário para o betão apresentar a resistência necessária para o efeito. São fabricados quatro tipos de vigotas, P1, P2, P3 e P4, variando unicamente a secção e número dos fios de aço.

Para permitir uma eficiente gestão de stock de produto acabado por forma a garantir uma rápida resposta às solicitações mais frequentes em termos de utilização, as vigotas são fabricadas com comprimentos múltiplos de 0.1m e nos seguintes intervalos: P1 até 2.9m, P2 entre 3.0m e 4.1m, P3 entre 4.2m e 7.4m e P4 a partir de 7.5m

Os blocos de cofragem, vulgarmente designadas abobadilhas, são fabricados por meio de máquinas vibradoras e compactadoras, nas quais são introduzidos os moldes dos blocos. Após a permanência em estufas próprias para cura do betão, os blocos são transportados para uma linha de paletização de onde saiem prontos a serem expedidos. São fabricados seis tipos de blocos, com larguras entre 0.22m e 0.48m e alturas entre 0.12m e 0.20m

A simplicidade de montagem em obra deste elementos, que dispensam equipamentos potentes de elevação, aliado à economia e flexibilidade dos elementos que a constituem, tornam esta solução, ainda hoje, competitiva em muitas situações para execução de pavimentos.

MARCAÇÃO CE

Apesar de neste tipo de laje ser considerado um conjunto de produtos (vigotas, abobadilhas e betão complementar), dado à legislação em vigor apenas é possível fazer a aposição à Marcação CE das Vigotas. Tendo a Secil Prebetão iniciado o processo de aposição no início de 2010 está para breve a sua conclusão e respectiva emissão do Certificado de Conformidade. Uma vez concluído o processo de aposição à marcação CE, pode afirmar-se que, as Vigotas cumprem os requisitos essenciais da DPC 89/106/CEE e a conformidade com o Anexo ZA e campo de aplicação da EN 15037:2008 - Vigotas para pavimentos de vigotas e blocos de cofragem - Parte 1: Vigotas. (Aposição obrigatória a partir de Janeiro de 2011).



A Secil Prebetão disponibiliza um programa de cálculo automático para dimensionamento deste tipo de pavimentos, adaptando a gama disponível às vários situações de projecto.

Tabelas de Pavimentos


Política de Privacidade e Segurança | Adicione aos favoritos | Sugira a um Amigo
www.sgs.com